Start an Illustration

Start an Illustration
March 2, 2017 adrianaeuac

Let’s Start

In this post, I will share with you, as I begin my illustrations. Illustrations that will have a paper support. I’m going to show you how it all starts.

Neste post, vou partilhar convosco, como inicio as minhas ilustrações. Ilustrações que terão como suporte papel. Paço a paço, vou mostrar-vos como tudo começa.

Research / Illustration

Before starting an illustration I already have in mind the theme and type of illustration that I intend to do.

When I begin the process of creating an illustration, I can either do the sketch manually, choose to capture my own images (when I have that possibility) or search online. It all depends on the type of illustration in question.

In my online search, I search for images through keywords on Google and Pinterest, this are my favorite search tools. Pinterest is a tool of excellence for illustrators, designers, and artists in general. Here we can find works by other artists to inspire us.

When I choose to do a digital assembly, after finding the images I want, I proceed to create the composition, clean the image, or whatever it needs. I usually use Photoshop, where I work the images until I get the perfect composition.

Pesquisa / Ilustração

Antes de iniciar uma ilustração eu já tenho em mente o tema e o tipo de ilustração que pretendo fazer.

Ao dar início ao processo criação de uma ilustração, tanto posso fazer o esboço manualmente, optar por capturar as minhas próprias imagens (quando tenho essa possibilidade), ou efectuar pesquisas on-line. Tudo depende do tipo de ilustração em questão.

Na minha pesquisa on-line, procuro as imagens através de palavras chave no Google e no Pintrest, são as minhas ferramentas de pesquisa preferidas. O Pintrest é uma ferramenta de excelência para ilustradores, designers e artistas em geral. Aqui podemos encontrar trabalhos de outros artistas para nos inspirar.

Quando opto por fazer uma montagem digital, depois de encontrar as imagens que pretendo,  passo à criação da composição, limpeza da imagem, ou o que for necessário. Geralmente recorro ao Photoshop, onde trabalho as imagens até conseguir a composição perfeita.

Tracing & Transferring

The first technique involves light, be it a light table, a window or even a screen. Either option works. Of course, the best option will be the light table for the convenience and ease of use.
This technique is compatible with simpler, more lined illustrations.
To transfer the image to the paper where we are going to make the illustration we can use graphite or colored pencils, it always depends on the technique that we chose for the illustration and personal preference.

The second technique involves transferring the image using a graphite stain. As we were taught as children.
For this technique, we take a full-size copy of the original (we do not want to damage the original). Then, at the back of the copy, we created a compact block of graphite, which should cover the entire area of the illustration.
This method is best suited for more complex illustrations, such as realistic illustrations.

An important tip is to attach it with adhesive tape, which is easy to remove, to the paper where we will be doing the illustration. In this way, we can keep seeing if we are transferring all the details we want.

To pass the illustration we must use a mechanical pencil, in order to get as much detail as possible.

 

Transferência da Composição

A primeira técnica envolve luz, seja uma mesa de luz, uma janela ou até um ecrã. Qualquer uma das opções funciona. Claro que a melhor opção será a mesa de luz pela comodidade e facilidade de utilização.
Está técnica é compatível com ilustrações mais simples, de traço mais definido.
Para passar a imagem para o papel onde vamos fazer a ilustração podemos usar grafite ou lápis de cor, depende sempre da técnica que escolhemos para a ilustração.

A segunda técnica envolve a transferência da imagem com recurso a uma mancha de grafite. Como nos ensinaram em pequeninos.
Para está técnica, tiramos uma cópia em tamanho real do original(não queremos estragar o original). Depois, na parte de trás da cópia, criamos uma mancha compacta de grafite, que deve cobrir toda a área da ilustração.
Este método é mais indicado para ilustrações mais complexas, como ilustrações realísticas.

Uma dica importante é fixar a folha com fita cola, que seja fácil de retirar, à folha ao papel para onde vamos passar a ilustração. Desta forma podemos ir espreitando e vendo se estamos à passar todos os detalhes que pretendemos.

Para passar a ilustração devemos utilizar um porta minas, de forma a conseguir passar o máximo de detalhe possível.

Fixation & Masking

To move to the illustration painting, first attach the paper to a rigid surface, to avoid paper shifts and in the case of watercolor, to avoid paper deformation/warping. I prefer a mobile surface, such as a wooden clipboard, a rigid card or something that is compatible with the technique we are going to use.

An important tip is the creation of a mask, which protects the area that we will not paint on. This step prevents accidents, which can compromise the piece that we are creating. Like an accidental drop of a paintbrush or pencil, or even a drop of paint.

To make this copy you can photocopy our illustration and cut the area corresponding to the illustration. After this, you attach the mask to the paper and you are ready to start.

Fixação e Máscara

Para passar para a faze de pintura da ilustração, primeiro fixo o papel a uma superfície rígida, para evitar deslocações do papel e no caso da aguarela, para evitar a deformação do papel. De preferência devemos optar por uma superfície móvel, como uma prancheta de madeira, um cartão rígido ou algo que seja compatível com a técnica que vamos usar.

Uma dica importante é a criação de uma máscara, que proteja a área que não vamos pintar. Este passo previne acidentes, que podem comprometer a peça que estamos a criar. Como a queda acidental de um pincel ou lápis, ou um salpico de tinta.

Para fazer esta máscara podemos fotocopiar a nossa ilustração, e recortar a área correspondente à ilustração. Depois é só fixar a máscara ao papel e está tudo pronto para começar-mos.